fundo-de-textura-de-papel-amassado-branc

Normas de publicação

Para submeter o seu artigo para publicação use o seguinte formulário

A revista segue os critérios de autoria do International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE) , a consultar para os casos não previstos nasnormas de publicação

ou então envie ficheiro word para o email .... cumprindo o formato das normas de publicação

Na primeira página/página de título deverá constar:

  1. Título: em português e inglês, conciso e descritivo;

  2. Autores: o nome de cada Autor (primeiro e último nome) + ; + títulos académicos e/ou profissionais + ; + respectiva afiliação (departamento, instituição, cidade, país). + parágrafo

  3. morada e e-mail do autor responsável pela correspondência relativa ao manuscrito;

Na segunda página deverá constar:

  1. título (sem autores), em português e inglês;

  2. resumo em português e inglês;

Nenhuma informação que não conste no manuscrito pode ser mencionada no resumo. Os resumos não podem remeter para o texto, não podendo conter citações nem referências a figuras ou quadros.

A Revista de Psiquiatria não usa palavras-chave.

Os artigos científicos deverão ser estruturados segundo a sequência:

  1. Introdução

  2. Objectivos

  3. material e métodos

  4. resultados

  5. discussão

  6. conclusão

  7. bibliografia: lista de referências bibliográficas

  8. declaração de conflitos de interesse e de financiamento.

  9.  A existirem, os agradecimentos devem ser colocados antes da bibliografia.

 

Os artigos de carácter não científico, ou de reflexão, ou teóricos, não estão obrigados a esta estrutura. Contudo, deverão, caso se aplique, seguir-se de lista de referências bibliográficas, declaração de conflitos de interesse e de financiamento. A existirem, os agradecimentos devem ser colocados antes da bibliografia.

  1. Cada tabela deve ser enviada em folha separada. As tabelas devem ser numeradas consecutivamente, em numeração árabe, na ordem que foram citadas no texto e encabeçadas por um título apropriado. Devem ser citadas no texto, sem duplicação de informação. As tabelas, com seus títulos e rodapés, devem ser auto-explicativas. Tabelas provenientes de outras fontes devem citar as referências originais no rodapé.

  2. As ilustrações (fotografias, gráficos, etc.) devem ser enviadas individualmente, em formato JPG (em alta resolução – 300 dpi). Devem ser numeradas consecutivamente em numeração árabe, na ordem em que foram citadas no texto e serem suficientemente claras para permitir sua reprodução. As legendas para as figuras deverão constar em página separada.

  3. As referências bibliográficas deverão ser numeradas de acordo com a ordem de aparecimento e com formatação sobrescrita. Na lista de referências, onde só devem constar as citadas no texto, deverão ser dispostas seguindo a mesma ordem. Devem obedecer à seguinte forma:
      a) no caso de revistas: apelido e iniciais dos autores (excepto se ultrapassar 6, título do artigo, nome abreviado da publicação (conforme catálogo da NLM), ano de publicação, volume, primeira e última página do artigo;
      b) no caso de livros: apelido e iniciais dos autores, título do livro, cidade e editora, ano de publicação, páginas; 
      c) no caso de capítulos de livros: apelidos e iniciais dos autores do capítulo ou da contribuição, título e número de capítulo, apelido e iniciais dos editores, título do livro, cidade e editora, ano de publicação, primeira e última páginas do capítulo.